top of page

A importancia da atividade fisica no idoso

Atualizado: 6 de set. de 2022

É importante a promoção da atividade física no idoso.

O sedentarismo no idoso pode levar a distúrbios metabólicos e outras doenças associadas à inatividade física.


A atividade física nos idosos deve ser algo realizado regularmente, torná-lo divertido e rotineiro pode ajudar a longo prazo. Além disso, existem inúmeros benefícios para a saúde que o idoso pode receber com o exercício de rotina.


São inúmeros os benefícios da atividade no idoso.


  • Artrite: O exercício é uma das melhores formas de tratamento da artrite. A atividade regular ajuda a lubrificar as articulações e pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez geral, frequentemente associada em indivíduos com artrite. A obesidade é um fator de risco para a doença, e aumentar os níveis de atividade física pode ajudar a reduzir os sintomas incapacitantes provocados pela artrite.


  • Doenças cardio-vasculares: as doenças cardio-vasculares constituem uma das maiores causas de morte. O exercício físico ajuda a reduzir as doenças cardíacas através do controle da pressão arterial e da glicose no sangue e da diminuição do colesterol LDL.


  • Diabetes e Obesidade: O exercício pode ajudar a manter o peso corporal adequado e ajudar a regular os níveis de glicose e insulina no sangue.

.

  • Cancro: Demonstrou-se que o exercício ajuda a melhorar o risco de vários tipos de cancro.


  • Depressão: O exercício tem um efeito benéfico no bem-estar geral do idoso. A redução dos sintomas depressivos pode ajudar a manter uma maior vitalidade geral e ajudar a prevenir sentimentos ou pensamentos negativos que são comuns com o envelhecimento.


  • Demência: A demência é uma condição incapacitante que afeta muitos adultos mais velhos. O exercício é uma estratégia de prevenção que pode ajudar a retardar o declínio mental. Os idosos devem fazer exercício para ajudar a diminuir o risco de declínio mental e ajudar a prevenir a demência.


  • Qualidade de vida: Manter a sua independência funcional é algo que a maior parte dos idosos desejam. Um exercício regular pode ajudar a conseguir isso.


  • Insónia: Certos medicamentos e eventos da vida podem impedir o corpo de dormir adequadamente. Níveis mais altos de atividade física podem ajudar a esgotar o corpo o suficiente para colocá-lo em uma posição para um sono reparador e duradouro.


  • Reduz o risco de mortalidade: O exercício é conhecido por ajudar a retardar a morte prematura.


INVISTA NO SEU IDOSO!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O uso de Suplemento de vitamina D no idoso

As necessidades de vitamina D em idosos aumentam com o envelhecimento. O único nutriente que nosso corpo pode produzir quando exposto à luz solar. Por isso, a vitamina D é muitas vezes conhecida como

O uso de suplementos vitaminicos no idoso

É da maior importância o uso de suplementos vitamínicos no idoso. À medida que envelhecemos, a capacidade do nosso corpo em absorver vitaminas e produzir proteínas naturais começa a diminuir. Por isso

O uso de Suplementos Proteicos nos Idosos

Uma dieta saudável inclui um equilíbrio de hidratos de carbono, proteínas magras e gorduras “boas”, como o azeite. Mas um desses macronutrientes, a proteína, é especialmente importante para os idosos.

bottom of page